domingo, 22 de março de 2009

Fim da Guerra Colonial

Há pouco estava a ver o telejornal e um Senhor disse que os militares que andaram na guerra que acabou em 1974, não precisam de esmolas. Concordo consigo em parte, pois, eu embarquei para Angola no dia 09 de Janeiro de 1975, e aquilo que aconteceu no ano de 1975 não foi nenhuma brincadeira, caro Senhor. Muitos milhares de civis e militares morreram lá nesse ano, e no que respeita a atrocidades é melhor nem falar, pois, penso que houve de tudo um pouco.
Às vezes é melhor estar calado, do que falar daquilo que não se sabe.

Rui Pereira - 22/03/2009

4 comentários:

  1. Prezado Ruy

    Estive em Luanda e em Calonda em Outubro do ano passado pela quarta vez. Foi a primeira vez que estive fora de Luanda.

    Conversando com as pessoas pude imaginar como a guerra foi terrível para aquele povo.

    Mesmo depois de 1975 a guerra continuou até há cinco anos atrás. Até hoje ainda há pessoas que são vitimadas por minas terrestres.

    Imagino como Luanda deve ter sido uma linda cidade antes da guerra. Hoje está superpopulada e há miséria e pobreza em toda a parte.

    Mas Luanda e Angola aind tem lugares muito bonitos.

    Espero que o povo reencontre a paz e o progresso.

    ResponderEliminar
  2. Acredito que não tenha sido fácil "o lavar dos cestos" da guerra em 75! A instabilidade em Luanda, pelo que tenho lido era total. Os Movimentos armavam-se a torto e a direito, estando
    nas tintas para o que tinham acordado no Alvor!
    Um homem deverá ter morrido desiludido, chamava-se
    Melo Antunes, e aquela não foi nunca a descolonização que ele sonhara.

    ResponderEliminar
  3. fui militar em angola no ano de 1975 no batalhão 4911 /74 tudo o k tenho lido aqui me tras muitas recordaçoes reconheci alguns colegas entre eles o cabo do bar apelidado nessa altura de cabo a pilhas eu era o homem da bomba de gasolina tbm conhecido pelo gasolinas em ucua depois kibala sul seguido salazar k saudades

    ResponderEliminar
  4. Boa noite, Alguém me sabe confirmar se chegou a estar alguma Companhia do B.Caç.4911/74 em Cabinda ou eventualmente algum GC aí destacado temporariamente? Obrigado.

    ResponderEliminar